Enfermagem em Endoscopia Digestiva

O papel da enfermagem em endoscopia digestiva foi reconhecido pela primeira vez em 1941, pela enfermeira Gabrielle Schindler que trabalhava em Chicago com o endoscopista Rudolph Schindler. O trabalho por si desenvolvido contribuiu significativamente para o aparecimento e reconhecimento da enfermagem na área da Endoscopia Digestiva.

Desde 1941 até aos nossos dias assistimos a uma evolução científica e tecnológica que contribuiu para grandes progressos na área da Endoscopia Digestiva. Esta evolução permitiu e permite a realização de intervenções e técnicas cada vez mais alargadas e específicas. A Endoscopia Digestiva assume-se como um instrumento essencial ao diagnóstico e tratamento de situações clínicas que num passado não muito afastado, apenas eram possíveis através da cirurgia ou mesmo sem qualquer tipo de solução francamente viável.

Paralelamente a este progresso tecnológico e científico e à especialização médica, ocorreu também o desenvolvimento da enfermagem nesta área específica. Actualmente, enfermeiros com saberes técnico-científicos específicos na área integram equipas multidisciplinares. O objectivo da Enfermagem em Endoscopia Digestiva assenta na prestação de cuidados de enfermagem holísticos e de qualidade aos doentes submetidos a procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos. Consequentemente, as actividades de enfermagem desenvolvidas pelos enfermeiros desta área não incluem somente a colaboração nos procedimentos endoscópicos, mas também na prestação de cuidados de enfermagem específicos da área de gastrenterologia, tais como: cuidados de enfermagem aos doentes com sonda ou botão de gastrostomia, e consequente ensino aos familiares / prestador de cuidados, aconselhamento e educação sobre nutrição, administração de terapêuticas biológicas, ensino ao doente sobre auto-administração de determinadas terapêuticas, acolhimento e acompanhamento do doente / prestador de cuidados durante todo o período de permanência nas nossas Unidades, entre outras.

O desenvolvimento crescente da enfermagem em endoscopia digestiva originou a criação de sociedades de enfermeiros que desempenham funções na área, um pouco por todo o mundo. Periodicamente essas associações tais como ESGENA (Sociedade Europeia de Enfermeiros de Gastrenterologia e Endoscopia e Associados) e a ANEED (Associação Nacional de Enfermeiros de Endoscopia Digestiva), organizam encontros e conferências, com o objectivo de contribuir para a actualização e divulgação de novos conhecimentos, que promovam a aquisição de competências para as boas práticas e a qualidade dos cuidados de enfermagem em endoscopia digestiva.

c.s.s.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s