Balão Intragástrico

O que é?
O Balão Intragástrico (BIG) é um método para tratar a obesidade, não cirúrgico e não farmacológico, que induz uma perda de peso média de 15 kg em 6 meses. O BIG é um dispositivo médico introduzido no estômago, que adquire a forma esférica após preenchimento, assemelhando-se a um balão. Existem dois tipos de BIG actualmente, os que são insuflados com ar e os que são preenchidos com uma solução de soro fisiológico corado com azul patente, com um volume que varia entre os 400 e os 700 ml. A colocação do BIG, assim como a sua extracção, fazem-se por via endoscópica, com sedação, visando a segurança e o conforto do utente. O tempo médio dos procedimentos não ultrapassa geralmente os 10 a 15 minutos.

Como funciona?
A colocação do BIG no estômago induz a perda de peso, porque o espaço que este ocupa diminui o volume gástrico e provoca uma saciedade precoce. Assim o utente vai sentir-se com menos fome e quando comer vai rapidamente sentir-se saciado. Deste modo, é possível reduzir o volume de alimentos ingeridos e consequentemente diminuir o aporte calórico, possibilitando a desejada perda de peso.
Contudo, a colocação do BIG não se restringe exclusivamente à perda de peso sem esforço. Pretende-se que este tratamento ajude os utentes a alterarem os seus hábitos dietéticos e que adoptem um estilo de vida mais saudável. Daí que, este tratamento baseando-se na reeducação alimentar, seja um processo moroso, trabalhoso e de muita perseverança que necessita da colaboração de uma equipa multidisciplinar e o comprometimento pleno do utente.

Em que casos se aplica este balão?
A colocação do BIG é adequada para utentes com excesso de peso ou moderadamente obesos com um índice de massa (IMC) de 27 ou mais que não conseguiram alcançar e manter uma perda de peso apenas com um programa de controlo de peso supervisionado.
Tem também indicação para colocar BIG, utentes obesos que tenham um elevado IMC maior que 35 que necessitam de cirurgia de obesidade, mas que não reúnem condições físicas para realizá-la no momento. Está ainda indicada em utentes que não se querem submeter à cirurgia de obesidade, embora sejam obesos mórbidos.

Quais os riscos de colocar o BIG?
Os riscos deste procedimento envolvem os riscos associados à endoscopia digestiva alta, à sedação e os relacionados a inserção ou remoção do BIG (lesões esofágicas ou gástricas).
As restrições para a colocação do BIG são cirurgias prévias do sistema digestivo que causaram deformidades anatómicas, doença péptica em actividade como esofagite erosiva, gastrite erosiva, úlceras do esófago, estômago e duodeno e doenças inflamatórias.

Quais os potenciais problemas após colocação do BIG?
Após a colocação do BIG é frequente os utentes sentirem um desconforto causado pela presença do balão, que se caracteriza por dor abdominal, náuseas e vómitos. Todos estes sintomas são minimizados com o protocolo terapêutico instituído.
O esvaziamento do BIG, embora seja uma complicação rara pode acontecer, mas é facilmente detectada nos balões que são preenchidos com soro fisiológico corados com azul patente, dado que este líquido será absorvido pelo organismo, sem causar prejuízo, e mudará a cor da urina para azul, alertando assim o utente. Nos balões preenchidos com ar, o seu esvaziamento poderá ser detectado após realização de RX abdominal, uma vez que o revestimento desses balões é visível nas radiografias. Excepcionalmente, se o balão se esvaziar poderá migrar para o intestino e causar obstrução.

Conclusão
O BIG é um método seguro, eficaz, comprovado, não cirúrgico e não farmacológico, para alcançar perda de peso a longo prazo. O BIG foi projectado para induzir a perda de peso, preenchendo parcialmente o estômago, permitindo que o utente sinta menos fome, fique saciado mais depressa, sendo o mais importante a adopção de um estilo de vida mais saudável. Em suma, este é um método que engloba dois processos, em primeiro lugar reabilita o corpo e em segundo lugar reabilita os hábitos alimentares.
r.p.b.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s