A Colonoscopia e o PAI NATAL

A Colonoscopia e o Pai Natal

Existe uma relação muito difícil entre estas duas entidades desde há muitos anos. É bom relembrar todos os utentes do rigor necessário na preparação adequada para a colonoscopia e da dieta que deve realizar durante os quatro dias anteriores ao dia do exame (consultar Folhetos Informativos – aqui). Na época do ano em que convivemos com o Pai Natal os nossos hábitos e tradições alimentares são de difícil controlo, mesmo estando em causa o resultado final de um exame tão delicado como é o caso da colonoscopia.

O número de utentes com más preparações aumenta de forma muito significativa nesta altura do ano (intestinos cheios de resíduos que impedem uma visualização segura).

Lembra-se mais uma vez que um intestino mal preparado torna o exame inconclusivo; obriga à repetição do mesmo; duplicação de custos; aumento das listas de espera; incómodo de nova preparação; voltar a correr os RISCOS inerentes à colonoscopia e restantes procedimentos associados; diagnóstico e/ou tratamento mais tarde.    

Assim sugere-se:

  • Se a colonoscopia é um procedimento de rotina, não o marque na semana após o Natal e/ou na semana após a Passagem do Ano;
  • Se já se encontra com o exame agendado e não vai cumprir rigorosamente a dieta e a preparação, dirija-se ao centro onde se encontra marcado e programe outra data;
  • Se o seu exame é considerado urgente, esqueça a “tradição à mesa”, cumpra a dieta e a preparação indicadas, porque Natal não será todos os dias, mas o deste ano também não será o último…

j.m.a.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s