Colonoscopia

Descrição: A Colonoscopia é um exame que consiste na introdução de um tubo flexível através do ânus – Colonoscópio – permitindo ao médico a observação do cólon (intestino grosso) desde o recto até ao cego.

Indicações: A realização da Colonoscopia está indicada em casos de: presença de sangue nas fezes (evacuação de sangue vermelho vivo); fezes escuras tipo borra de café; anemia, história familiar de cancro colo-rectal; vigilância de neoplasia do cólon; remoção ou vigilância de pólipos; doença inflamatória do intestino; diarreia de causa não esclarecida, entre outras.

Preparação para a colonoscopia: Para uma correcta visualização da mucosa do cólon e para o sucesso do exame, o interior do intestino deve estar limpo, sem fezes. Um intestino sujo além de condicionar a realização do exame e o seu sucesso pode levar à não visualização de lesões, como por exemplo os pólipos.

Para obter um cólon limpo deverá ter atenção à alimentação e efectuar uma limpeza cólica com um produto apropriado. É importante fazer uma dieta pobre em fibras nos últimos 4 dias antes do exame. Evite comer hortaliças, legumes, cereais e frutas. Se não puder evitar opte por ralar as hortaliças e os legumes e comer a fruta sem casca. No dia anterior ao exame não comer alimentos sólidos. Pode beber sumos, água e chá.

Deverá adquirir a solução de limpeza cólica que lhe for recomendada na Unidade de Endoscopia onde realizará o exame. Siga as instruções recomendadas na bula do produto. Se durante a realização da preparação sentir náuseas, ou se a mesma lhe desencadear dor abdominal violenta ou vómitos incontroláveis consulte o seu médico e suspenda a preparação.

Na altura da marcação do exame deverá informar o médico dos medicamentos que se encontra a tomar, tais como: anticoagulantes, aspirina, anti-inflamatórios, ferro; poderá ser necessário suspender alguns deles alguns dias antes da realização do exame. Não se esqueça de comunicar histórias prévias de alergias e/ou reacções a medicamentos.

Se vai realizar o exame com sedação/anestesia, deve ir acompanhado por alguém responsável e no regresso a casa não deve conduzir nem operar máquinas durante o resto do dia.

Procedimentos durante o exame: O exame inicia-se na posição de deitado sobre o lado esquerdo, mas ao longo do mesmo poderá mudar de posição. O exame tem uma duração de 15 a 60 minutos em média. Durante o exame é insuflado ar pelo Colonoscópio de forma a dilatar o cólon e permitir uma melhor visualização da mucosa. Esta insuflação do cólon poderá causar distensão e cólicas abdominais, o que é normal e passa rapidamente. Será incentivado a expulsar o ar durante o exame, deverá fazê-lo e não se sentir embaraçado.

Durante o exame, caso seja necessário, poderão realizar-se biópsias que consistem na remoção de pequenas amostras de tecido para análise; este procedimento é indolor. Poderão ser realizados outros procedimentos como a remoção de pólipos ou outros tratamentos caso haja indicação para tal. A Colonoscopia tem um carácter diagnóstico e/ou terapêutico; caso sejam removidos pólipos ou tratadas outras lesões nesse mesmo exame, evita-se a sua repetição assim como o desconforto de uma nova preparação. Deste modo, poderá ter de levar consigo exames laboratoriais recentes, contendo determinados parâmetros como hemograma com plaquetas e estudo da coagulação.

Riscos/Complicações: As complicações graves da Colonoscopia tais como a hemorragia e a perfuração são raras. Se após o exame sentir algo de anormal, como dores abdominais fortes que não passam, febre, vómitos persistentes ou perda de sangue pelo ânus, deverá dirigir-se à Unidade de Endoscopia onde realizou o procedimento ou ao Serviço de Urgência do Hospital mais próximo.

Cuidados pós-exame: Se suspendeu algum tipo de medicamento para a realização deste exame, deverá questionar o médico sobre quando o poderá retomar.

No final do exame aguarde sempre pelas informações que lhe devem ser dadas por algum técnico de saúde da Unidade de Endoscopia onde foi atendido.

Se realizar o exame sob sedação/anestesia, deverá abandonar a Unidade de Endoscopia acompanhado por alguém maior de idade e responsável. Não deverá conduzir nem operar máquinas durante o resto dia, uma vez que a medicação sedativa influencia os seus reflexos, apesar de estar acordado e sentir bem. 

c.s.s.