Previna o cancro / Mude de Vida

Em Novembro de 2007, foi publicado um estudo sobre o risco de sofrer de diferentes tipos de cancro e os diferentes estilos de vida. Este estudo combina investigações de referência com conhecimentos científicos internacionais, e foi publicado juntamente com o Fundo Mundial para a Investigação do Cancro (WCRF) e Instituto Americano para a Investigação do Cancro (AICR). Este é o estudo mais completo acerca da relação existente entre a dieta, a composição corporal, a actividade física e os diferentes tipos de cancro.

Actividade física – Existem provas sólidas de que a actividade física protege o cancro do cólon e, provavelmente também, o cancro do endométrio e da mama, em mulheres pós-menopausicas. As evidências sugerem que todos os tipos e níveis de actividade física podem ter um efeito protector.

Gordura Corporal – A relação causal entre o aumento de gordura corporal e o cancro é mais forte actualmente do que na década de 90. Existem evidências concretas de que há uma relação causal entre o aumento de gordura corporal e o cancro do esófago, pâncreas, cólon, endométrio, mama, rins, e provavelmente também com o cancro da vesícula biliar (tanto directa como indirectamente mediante a formação de cálculos biliares).

Fibra dietética – A fibra dietética encontra-se principalmente nos cereais, raízes, tubérculos, leguminosas, frutas e legumes. Existem provas que mostram o efeito protector das fibras contra o cancro do intestino. Este componente aumenta o peso das fezes, acelera o trânsito intestinal e provavelmente também a passagem de substâncias cancerígenas no organismo; as fibras são também fermentadas no intestino, pelas bactérias intestinais, produzindo ácidos gordos de cadeia curta que ajudam a manter saudáveis as células intestinais.

Álcool – As provas são cada vez mais consistentes quanto à relação causal entre o consumo de álcool e o cancro da boca, garganta, esófago, cólon e cancro da mama. Além disso, é provável que exista um risco acrescido nas mulheres, entre o consumo de bebidas alcoólicas e o cancro hepático e intestinal.

Carne, aves, peixe e ovos – Acredita-se que o Homem evoluiu de omnívoro e que uma dieta saudável inclui alimentos de origem vegetal e animal (como carne, peixe e ovos). Estes alimentos são ricos em proteínas de alta qualidade e micro nutrientes essenciais. Não existem provas conclusivas de que a continuação do consumo de carne vermelha e processada pode aumentar o risco de cancro no intestino.

Gorduras, óleos, açúcares e sal – As gorduras, os óleos e os açúcares são os constituintes mais energéticos da nossa dieta. As gorduras e os açúcares são os componentes de muitos alimentos e bebidas com elevada densidade calórica, o que contribui para o excesso de peso e, consequentemente, para o aumento do risco de cancro. No entanto, não há uma associação directa sólida que confirme a relação das gorduras, óleos e açúcares com o cancro. O elevado consumo de sal, e alimentos conservados neste, contribui para o aumento do risco de cancro gástrico.

Conclusão – A escolha de um estilo de vida saudável e de uma dieta adequada desde os primeiros anos de vida, ajudam a reduzir o risco de certas doenças como a obesidade, as doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes e alguns tipos de cancro. Para ter uma dieta saudável é preciso ter uma dieta equilibrada, consumindo uma grande variedade de alimentos, mas alguns deles com a moderação necessária. Estas pesquisas tornam evidente a presença de factores causais fortemente ligados à distribuição epidemiológica do cancro: o sedentarismo e o factor alimentar caracterizado por uma dieta pobre em fibra e rica em gordura.

Fonte: WCRF/AICR (2007). Food, Nutrition, Physical Activity and the Prevention of Cancer

j.m.a.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s